Certificado de notória especialização
Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais
Fundação João Pinheiro, 2005

Uma das tres melhores idéias em informática
e telecomunicações do país. Congresso
Nacional da SUCESU, 1997.
Uma empresa do
"Vale da Eletrônica"
Santa Rita do Sapucaí
MG - Brasil
 
E-mail:
(usuario@interactor.com.br)

Senha:

 
 
 







Título Codificado
2006AAE00
Versão 3.0.0

Caso

Altos Estudos



Consolidação Técnica


Index – Síntese Executiva – Resenhas 2005
Curso de Altos Estudos 2002 – 2006, ...

Ivan Kallás

© Interactor 2007, Grupo AGIR



INTRODUÇÃO


O trabalho realizado junto ao programa Altos Estudos do BDMG, através da Fundação João Pinheiro, incluiu, entre outros:


1 - Portal digital - Contém versões de documentos disponibilizados e ensaio de portal gestor-parceiro-expositor-participante-usuário. Formatado em multi-mídia (impresso-CD-net) indexa Acervo Altos Estudos. Agiliza interação; permite acesso rápido e mais amigável; configura e orienta futuro investimento em tecnologia, hospedagem e controle de informações.

2 - Sumário/Consolidação de conteúdos - Contém síntese. Aponta detalhes. Persegue formato "AIP" Assistente de Implementação de Projetos/Programas. Permite visão clara para gerir Banco de Conhecimento, disseminar e registrar memória, inclusive de palestrantes. Banco e Fundação passam a ter, além dos conteúdos, o roteiro e núcleo de ferramenta de gestão-acompanhamento.

3 - Resenhas técnicas - Atualiza trabalhos e sumários de 2002 até 2005. Avaliza crescimento, efetividade e potencial de impacto do Programa. A partir desta atualização, cria-se possibilidade de manutenção em tempo real. Facilita-se acesso às idéias inovadoras, crédito aos autores e incentivo às de maior destaque ou efeito multiplicador, para efetivo esforço de implantação.


Prevalecerá a política de acesso estabelecida pelo BDMG-FJP sendo a maioria dos documentos já disponibilizados ao público e parte, tratados em caráter reservado, com acesso apenas quando autorizado por aquelas instituições.


É importante agradecer à Diretoria da FJP que compreendeu e apoiou esta análise e aporte gestional-tecnológico ao Curso, assim como ao BDMG por indicar nossa metodologia, confiando no potencial de agregação de valor.


Serve ainda o presente trabalho como testemunho do trabalho desenvolvido pelo Governo Aécio Neves e que se sintetiza sob o cognome de "choque de gestão".


Faz-se aqui uma síntese indicativa para facilitar procura e acesso aos dados.



Objetivo de Altos Estudos


Altos Estudos é o Programa, promovido pelo BDMG, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, para:

 

"Proporcionar um foro de reflexão de alto nível e de estudos inovadores e críticos sobre os interesses e necessidades essenciais de Minas Gerais."

 

A operacionalização deste objetivo se dá pelas seguintes formas:

  1. Contribuir de forma incisiva para a formação dos quadros dirigentes de alto nível, nas esferas pública e privada.
  2. Divulgar e debater estudos e trabalhos aplicáveis na formulação de políticas e nas ações orientadas para interesses e desenvolvimento de Minas Gerais.

Para isto promove, desde 2002, as seguintes atividades:

Regulares
  •  Curso de Altos Estudos (quatro meses)
  •  Cursos de extensão (duas semanas)
Complementares
  •  Conferências
  •  Simpósios
  •  Discussões dirigidas
  •  Viagens de estudos

* As atividades complementares podem juntar-se às regulares.


O BDMG mantém janela informativa http://www.bdmg.mg.gov.br/estudos/estudos_programa.asp em seu site. Vem ainda promovendo, no segundo semestre de cada ano o Curso de Altos Estudos, através da Fundação João Pinheiro, cujo site contém janela temporária com as regras específicas de cada versão anual. Com cerca de 150 horas de carga, as atividades são realizadas em todas as sextas feiras, dos meses de agosto a dezembro. Trabalhos técnicos, individuais/equipe, são solicitados aos participantes.


Conforme se torna tradição, novas versões anuais do curso podem estar definidas e ser divulgadas a partir de cada mês de abril.



Introdução ao Portal de Acesso Digital – Acervo Altos Estudos


Os tempos atuais vivem o impacto eco-sócio-técnico. Superar conflitos rico/pobre-tradição/tecnologia-homem/natureza, via crescimento sustentável, exige dominar informação e conhecimento. Para isso, o presente texto/ensaio de portal inicia e consolida acervo gerado por Altos Estudos.


Nele resguarda-se via impressa e digital, portátil ou rede, tornando transparente e ágil a essencial conjugação público-privada, divulgando ações e resultado. Acesso e armanezagem às respectivas “hospedagens” geram biblioteca real/virtual. Conforme mídia disponível, buscam solução “online-realtime”. Integram gestores, patrocinadores, participantes de módulos anteriores, em curso ou que virão a colaborar, de forma contínua e dinâmica.


Acesso a tais universos díspares, mas, integrados se sintetiza no index abaixo ou através de hiperlinques em mídia digital:



Superando gaps, conciliando tecnologias divergentes e convergentes, desmistificam-se metodologias para que cada qual, em seu próprio nível, possa usufruir ou agregar os benefícios de Altos Estudos.


Desafiar o inédito e o pioneiro exige sair do papel passivo ou reativo e participar de forma crítica e interativa na solução dos problemas relatados e soluções propostas. Virando páginas ou clicando seletivamente todos podem participar deste universo de inovações, descobertas e realizações.



Resumo (índice) de Minas Gerais do Século XXI


Planejar desenvolvimento é tradição em Minas.


Em 2002, o BDMG editou Minas Gerais do Século XXI, com apoio de notórios especialistas. Constam deste documento os seguintes assuntos:



ÍNDICE DO CONTEÚDO


Volume I - O Ponto de partida
  •  Cap.1 - A construção econômica recente
  •  Cap.2 - As transformações em curso
  •  Cap.3 - As Condições de vida
  •  Cap.4 - O quadro internacional e a evolução recente da economia brasileira
  •  Cap.5 - Minas Gerais no país e no mundo
Volume II - Reinterpretando o Espaço Mineiro - Introdução
  •  Cap.1 - A Base Física
  •  Cap.2 - O acesso à infra-estrutura nas diferentes regiões
  •  Cap.3 - Aspectos demográficos do espaço mineiro
  •  Cap.4 - O padrão espacial do setor produtivo
  •  Cap.5 - Os sistemas urbanos
  •  Cap.6 - Tipologia de regiões
  •  Cap.7 - Planejamento Regional, política regional e urbana
Volume III - Infraestrutura: Sustentando o desenvolvimento
  •  Cap.1 - Transporte e logística
  •  Cap.2 - Energia
  •  Cap.3 - Telecomunicações
  •  Cap.4 - Saneamento
  •  Cap.5 - Os gargalos e os espaços para intervenção estadual
Volume IV - Transformando o desenvolvimento da agropecuária
Volume V - Consolidando posições na mineração
Volume VI - Integrando a indústria para o futuro
  •  Cap.1 - Estrutura e dinâmica
  •  Cap.2 - Cadeias produtivas relevantes
  •  Cap.3 - Aglomerações produtivas locais
  •  Cap.4 - Considerações de uma política industrial
Volume VII - Desenvolvimento sustentável: Apostando no futuro
  •  Cap.1 - Dimensões do desenvolvimento sustentável
  •  Cap.2 - Meio-ambiente e desenvolvimento
  •  Cap.3 - Inovação Tecnológica e desenvolvimento
  •  Cap.4 - O papel do setor terciário na dinâmica do desenvolvimento de minas gerais
  •  Cap.5 - Cultura e desenvolvimento
Volume VIII - Investindo em políticas sociais
  •  Prólogo - Breves considerações sobre políticas estaduais na área social
  •  Cap.1 - Educação: Qualidade e eficácia do gasto público
  •  Cap.2 - Políticas públicas na área de trabalho: desafios e oportunidades p/ Minas
  •  Cap.3 - Políticas estaduais na área da saúde
  •  Cap.4 - Uma agenda estadual para habitação
  •  Cap.5 - Sugestões para uma política estadual de combate à pobreza persistente
  •  Cap.6 - Diretrizes para uma política de segurança pública em minas gerais
Volume IX - Transformando o Poder Público: a busca da eficácia
  •  Cap.1 - Desenvolvimento Missão de todos
  •  Cap.2 - Reformulando a máquina pública
  •  Cap.3 - Resgatando as finanças públicas
  •  Cap.4 - Políticas Públicas do estado para região metropolitana de Belo Horizonte
  •  Cap.5 - Financiamento do desenvolvimento: papel de agências de fomento/BDMG
  •  Cap.6 - Uma visão do novo desenvolvimento


O texto original pode ser acessado em http://www.bdmg.mg.gov.br/estudos/estudos_mg.asp.



Resumo de Geraes – Choque de Gestão – Projetos Estruturadores


O Governo Aécio Neves, assumiu a visão oferecida em Minas Gerais no Século XXI. Editou Geraes, onde propõe e orienta o Choque de Gestão, que visa viabilizar e implantar as conclusões e propostas ali oferecidas.


Entre outras medidas foram debatidos, selecionados e integrados diversos projetos e sugestões, vindo a compor 30+1 Projetos Estruturadores:


O teor completo do choque de gestão e projetos estruturadores pode ser acessado pelo site http://www.geraes.mg.gov.br/proj_estrut.asp, da SEPLAG.


Sua visão sintética ou detalhada pode ser acessada em vários documentos e também nos resumos de palestras do Programa de Altos Estudos.



Modelo Programático


Em 2005, o Curso de Altos Estudos obedeceu à seguinte grade que, com pequenas variações, pode ser repetida e melhorada ano a ano:


Abertura e Encerramento

   
 

 Romeu Scarioli – Presidente 

 BDMG

 

 Amilcar Martins – Presidente 

 FJP

 

 Marilena Chaves 

 BDMG

 

 Maria Helena de Andrade (In memoriam) 

 FJP

Aulas e Palestras

   

O BDMG no cenário de Minas Gerais

Romeu Scarioli

BDMG

Poder, Comunicação, Linguagem e Cidadania 

 Mª Aparecida Vidigal Barbosa 

 PUC

Índice de Desenvolvimento Humano, IDH 

 Maria Luiza de Aguiar Marques 

 FJP

Planejamento e gestão em contexto de equilíbrio fiscal 

 Tadeu Barreto 

 SEPLAG-MG

Agronegócios, política da terra, silvicultura e alimentos 

 João Batista Rezende 

 FJP

Desenvolvimento Econômico e Social 

 Paulo Roberto Haddad 

 Consultor

Desafios do crescimento econômico na América Latina 

 Paulo Paiva 

 BID

CPIs: Contextualização jurídica da realidade brasileira 

 Plínio Salgado 

 TCMG

Gerências Intermediárias nas Organizações 

 Íris Barbosa Goulart 

 FJP

Ética, Cidadania e Esperança na crise 

 João Batista Libânio 

 ISI

A sociedade brasileira: do real ao imaginário 

 Fátima Anastasia 

 FJP

Recreação anti-estresse 

 Cintia e Rodrigo 

 Helth Studio

Normalização de Trabalhos Técnicos 

 Helena Schirm 

 FJP

Informação, Informática e Cidadania 

 Virgílio A. Fernandes Almeida 

 UFMG

Políticas públicas para a cultura 

 Eleanora Santa Rosa 

 SEC-MG

MG: voz e vez no processo de desenvolvimento do Brasil 

 Eduardo Prates Octaviani Bernis 

 AssComMG

Mineração; responsabilidade, sustentabilidade e ambiente 

 José Mendo Mizael de Souza 

 IBRAM DF

Evolução das pesquisas sobre o genoma humano 

 Sérgio Danilo Penna 

 UFMG

Relações Executivo-Legislativo no Brasil Contemporâneo 

 Leonardo Alves Lamounier 

 FJP

Formação do Gestor Público em Minas Gerais 

 Afonso Henrique Borges 

 FJP

Evolução demográfica: indicadores e conseqüências 

 Cláudia Júlia Guimarães Horta 

 FJP

Internacionalização da pequena e média empresa 

 Murilo Araújo 

 FIEMG

Cenários e perspectivas do desenvolvimento econômico MG 

 Wilson Nélio Brumer 

 SEDE-MG

Cultura e desenvolvimento: dilemas e desafios 

 Celina Albano 

 PM O. Preto

BDMG: Planejamento, produto e estratégias 

 Marilena Chaves 

 BDMG

Estudos de Casos

   

Experiências e Estratégias Grupo Vilma 

 Domingos Costa 

 Grupo Vilma

Desafios da pequena empresa familiar 

 Alice Dias 

 Tática

Visitas Técnicas

   

Centro de Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear 

 Sérgio Filgueiras 

 CDTN-MCT

FUNED – Fundação Ezequial Dias 

 Carlos Alberto Pereira Gomes 

 FUNED-SES

FIAT Automóveis – Betim 

 Shirley Silva Campos 

 FIAT

Orientações, integrações e outros

   

Orientação Didático-Pedagógica 

 Luciano Amorim Borges 

 Consultor

Depoimentos de Diplomados 

 Emília Arantes Assunção e outros 

 Turma 2004

Reuniões e Avaliação de Grupos e Trabalhos 

 Alfredo Diniz e José Moretzon 

 Turma 2005

Seminários Institucionais com Trabalhos Técnicos 

 Todos os participantes 

 Grupos 2005

Apoios

   

Coordenador Administrativo 

 Paulo Petrocchi 

 BDMG

Coordenador Pedagógico 

 Luciano Amorim Borges 

 Consultor

Consultor Técnico 

 Ivan Kallás 

 Interactor

Suporte 

 Equipe 

 FJP


O curso presencial conquista qualidade gradual. A necessidade de formar massa crítica com a rapidez exigida pelo desenvolvimento sustentável recomenda uso de tecnologias instrucionais, teleconferência e outras.


Em relatório, constam observações a respeito


Acervo disponível no presente portal


Consoante com o propósito do egovernment o programa Altos Estudos e seus respectivos eventos estão sendo gradualmente convertidos para acesso digital dentro do modelo de inteligência corporativa.

  •  Estão disponíveis em CD – Versão 2.0.0 – entregue.
  •  Em conversão para Web – Versão 3.0.0 – atual em construção.

Cumprindo mais um passo neste propósito, apresenta-se agora, além do sistema de hyperlinqueamento fixo descrito acima, fundado em documentos oficiais de governo, o seguinte sistema de hyperlinqueamento dinâmico:



O layout, em construção, encontra-se disponível para acesso web ou físico, nos sites e arquivos de domínio da equipe Interactor.


Trabalhos Técnicos e Resenhas


Na versão 2.1.1 do Acervo Altos Estudos, entregue em dezembro de 2005, constam os trabalhos técnicos realizados pelos alunos no período de 2002 a 2004.


Conforme proposta solicitada pela Fundação João Pinheiro na mesma época, está prevista e já em elaboração a consolidação dos trabalhos técnicos e sua atualização até 2005, completando o index abaixo:



O estágio ou previsão de execução deste trabalho é o seguinte:

Trabalhos 

 Resenhas Técnicas

Responsável: Prof. Luciano Amorim 

 Responsável; Prof. Ivan Kallas

Mídia fisica e digital 

 Mídia física, digital e portal

Prazo 31 de janeiro de 2006 

 Prazo; 60 dias após recebimento


Para cumprir meta estabelecida, o prazo das resenhas deve ser encurtado.

Acesso Reservado – Resumo e potencial de melhoria do CURSO:

Verifica-se, a cada versão, seu aperfeiçoamento e importância na formação de idéias, líderes, projetos e soluções de desenvolvimento.

Atendendo manifestação do Presidente BDMG, na Formatura 2005, sobre necessidades de melhoria do Curso, sumariza-se abaixo alguns meios para tanto, a custo agregado potencialmente zero e alto retorno, já apontados em relatórios de consultoria, dos quais:


Programa - Controle de performance:
  •  Gerar AIP, Assistente de Implementação de Projeto/Programa, para gerir e controlar planos e resultados.
Curso - Idéias e propostas de implementação imediata:
  •  Incrementar disciplina, densidade, ritmo e integração das atividades;
  •  Formar monitores/multiplicadores pela incorporação dos próprios diplomados;
  •  Melhorar suporte pedagógico-tecnológico a expositor, participante, equipe, gestor, usuário;
  •  Consolidar portal de ensino à distância, biblioteca virtual, memória técnica, on line, em tempo real;
  •  Descentralizar fisica ou virtualmente para interior e/ou áreas específicas, inclusive via CVTs e parcerias.
Trabalhos Técnicos - Opções gerais de implementação:
  •  Incentivar integração de idéias/pessoas/turmas, entre si e com fundamentos de Governo;
  •  Incentivar viés transdisciplinar na abordagem dos problemas e ferramentas de solução;
  •  Modernizar formatos adotando metodologias atuais, universais e cumulativas;
  •  Prospectar potencial de patrocínios e/ou financiamento para incentivar inovações;
  •  Induzir auto-sustentabilidade e/ou estímulos a investimentos com retorno.
"Idéias Inovadoras" - Projetos com potencial imediato:
  •  Ética na Administração;                                                                  Propostas turmas 2002-3-4
  •  Núcleo Tecnológico de Defesa social;                                              Proposta turma 2004
  •  Crédito e Inclusão Social e Ambiental;                                             Propostas turmas 2002-3-4
  •  Metodologia de Agências de Desenvolvimento e Arranjos Produtivos;  Propostas turmas 2002-3-4
  •  E.gov – Gestão Pública Integrada – Módulo Municipal;                      Propostas turmas 2003-4
  •  Alternativa de Educação à Distância em Inclusão Digital;                   Propostas turmas 2003-4
  •  Outras inúmeras e excelentes idéias ou propostas.                           Total de 48 propostas
* Não incluídas Resenhas 2005. Adiadas.                                                    Total de 12 propostas 2005.
Estudo de Casos - Análise ainda não realizada:
  •  Incrementar, além dos depoimentos, metodologia mais participativa e interativa
Visitas Técnicas - Prospecção para 2006 já entregue

Detalhes constam dos respectivos relatórios técnicos. Acesso apenas autorizado.


Com os incrementos anuais em andamento e efetiva continuidade na implementação das idéias, pode chegar, com a rapidez necessária, ao nível de desempenho e resultados deles esperados.


O Programa é de alto interesse e impacto em favor de governo e cidadãos.





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